Wednesday, August 22, 2007

Racismo fora do Brasil


Olá caros amigos amantes do futebol!
Hoje, eu, Guilherme estou aqui para trazer a vocês um caso de racismo fora de nosso país, o que prova que esse é um problema encontrado em torno do cenário futebolesco mundial.

Um dos jogadores que já sofreram com o preconceito racial no exterior é Gerald Asamoah, nascido em Gana.

Asamoah já passou por experiências amargas. No início da carreira profissional, aos 18 anos, viajou com o Hanôver a Cottbus, no leste alemão. Ele e Otto Addo, outro negro na equipe, foram mal recebidos em campo. Os torcedores jogaram bananas e cuspiram nos dois jogadores. Como se não bastasse, foram xingados pelos próprios adversários.

Embora o presidente da DFB, Gerhard Mayer-Vorfelder, insista que o racismo no futebol se resume a casos isolados, a xenofobia existe no futebol alemão. O secretário de Esportes da Renânia do Norte-Vestfália, Michael Vesper, lembra as várias associações de fãs neste sentido, mas também vê problemas de identificação entre os torcedores racistas: "Quando algum dos estrangeiros faz gol, todos, sem exceção, vibram nas arquibancadas".
Em 1998, a Confederação Alemã de Futebol criou um plano de dez pontos contra a xenofobia no futebol.

Ele ditava, entre outras coisas, parágrafos anti-racistas nos regulamentos dos estádios. Medidas apenas superficiais, segundo o sociólogo Gerd Dembowski, da Aliança Fãs Ativos do Futebol. Segundo ele, a discriminação diminuiu, mas também tornou-se mais sutil. Mais uma vez, Asamoah serve de exemplo. Embora reconheça não ser mais mal recebido nos estádios, ele e outros jogadores negros enfrentam problemas no dia-a-dia. Asamoah já foi discriminado numa cafeteria, e o brasileiro Dedê, impedido de entrar numa discoteca.

É uma pena saber que casos como esse ainda estão eminentes no futebol. O esporte tem que ser reconhecido por bons exemplos. Exemplos de jogadores que suam suas camisas em prol de realizarem belos espetáculos, que é o que todos queremos ver. Assim como está explícito na música "Cara do Gol" do Grupo "Esquadrão do Samba", o futebol tem que ser lembrado por grandes nomes e grandes jogos.

Por hoje é só pessoal!
Até a próxima, se papai do céu quiser.

Referências bibliográficas: http://www.deutsche-welle.net/dw/article/0,2144,827723,00.html

Por: [CFC] Guima