Tuesday, August 28, 2007

Mulheres no Futebol


Através dos séculos, sempre se ouviu dizer que futebol é coisa pra homem . Não qualquer tipo de homem, mas sim os homens mais corajosos, capazes e verdadeiros, por ser um esporte de alto rendimento e muita força fisica e contato inevitável constante foi sempre mantido longe das frágeis mulheres. Mas como todo outro setor mundial, as mulheres conquistaram seu espaço e hoje jogam em clubes profissionais, tem seus campeonatos e atuam até mesmo na arbitragem, de forma as vezes duvidosa. Mas será que essas criticas, que à arbitragem em especial são comuns e constantes mesmo com os homens, são fundamentadas ou será apenas uma demonstração do preconceito dos conservadores torcedores brasileiros?



Traremos então o caso da bandeirinha Ana Paula Oliveira. Duramente criticada por cometer enganos em lances capitais de várias partidas já foi afastada pela CBF. O caso mais polemico sem duvida foi o jogo da semifinal da Copa do Brasil 2007, no Maracanã, entre Botafogo e Figueirense. Ana Paula anulou dois gols do time carioca ainda no primeiro tempo e foi intimada por jogadores. Pegou um gancho e está de licensa até o final de setembro.
Porém se fosse só esse o problema estaria de bom tamanho, mas Ana Paula Oliveira foi convidada a posar nua para uma revista masculina, e não exitou. A qualidade das fotos não pode ser questionada, e o bom dinheiro que ela recebeu não é de se desmerecer, mas hoje ela é muito mais criticada. Membros da alta cúpula da CBF não crêem que Ana consiga voltar a realizar um bom trabalho fora das 4 linhas, pois assumiu o papel de modelo e optou por deixar de lado sua profissão de bandeirinha. Com certeza uma declaração com certo teor preconceituoso deste homem.


foto: Ana Paula Oliveira, modelo e bandeirinha nas horas vagas.

Este ensaio fotografico com certeza pois em questão a seriedade do trabalho de Ana Paula Oliveira, e a denigre hoje como profissional do nobre esporte, que é o futebol. Mas não cabe a ninguém julgá-la ética ou moralmente, cabe a ela ter a consciencia de que está num meio que a expõe e devia medir seus atos, pois a midia não perdoa e os torcedores do brasil deviam considerar que qualquer ser humano é propicio ao erro, e não é pelo fato dela ser mulher que devem crucifica-la, pelo contrario, devem auxilia-la neste novo caminho que ela vem tentando traçar, que são as mulheres no futebol.

Ao contrário dela temos ótimos exemplos de boleiras. Como Marta (10), da seleção brasileira de futebol feminino, que comandou a seleção em mais uma vitóriosa campanha que culminou na conquista do Pan-Americano de 2007. Um exemplo de força de vontade, perseverança e raça.

" Não vi Pelé, mas vi Marta " - frase famosa que idolátra a Rainha Marta


POR: [CAP] Guilherme H.T. Hotz¹°, 16, jogador ; compositor ; músico e crítico de futebol.


Arbitragem

A arbitragem tem sido um tema freqüente em decorrência de tantos erros que vêm cometendo nas últimas partidas.





Erro impordoável clássico: cena cada vez mais freqüente.

Como os árbitros conseguem cometer erros como o visto acima? Há má intenção? Será que agimos com ética aos criticarmos estes indivíduos?


Hoje vivemos duas situações distintas na arbitragem no Brasil.



De um lado temos árbitros mal preparados que cometem erros em quase todas as partidas. Não são erros escândalosos: um penalti não marcado por mal posicionamento, diferença em relação ao critério de aplicação de cartões, impedimentos mal marcados por poucos centímetros. As vezes podem mudar o resultado de uma partida, mas é raro. Estes árbitros não devem ser crucificados. Só vemos seus erros devido as mais variadas câmeras presentes nos estádios e anos atrás estes erros nem eram discutidos porque não eram vistos. Cabe então a Comissão de Arbitragem da CBF - que por sinal acho uma entidade com muitos erros graves - tomar atitudes que previnam esses erros, tendo mais treinamento para um indivíduo se tornar árbitro de futebol. Sim, erramos ao criticarmos assintosamente os árbitros que se encaixam neste lado.






O ladrão Edílson agradecendo pelo roubo de cada dia.





Por outro lado temos sim árbitros mal intencionados e há uma grande probabilidade de haver complô a favor de determinados times, como o Caso Edílson nos provou. Exemplos aqui não são necessários devido as mais variadas denúncias que qualquer amante do futebol tem conhecimento. O que fazer então diante desse quadro? Fingir que não acontece absolutamente nada enquanto bem debaixo de nossos olhos acordos que ferem integralmente o espetáculo do futebol são fechados e determinam uma série de resultados?
Reflitam sobre tudo isso e comentem deixando suas opiniões.


Mas antes vejam outro vídeo.





Impossível esconder a paixão pelo time.



Homenagem




Puerta: o herói do Sevilla.




Por: Bruno Baggio, 16, jogador e comentarista esportivo.